Blog

Todos os assuntos

Escritório investe em inteligência artificial para auxiliar em serviços jurídicos

22 dez

Escritório Urbano Vitalino Advogados passa a contar com a tecnologia para auxiliar advogados no cumprimento de tarefas repetitivas.

Celebrando 80 anos e conhecido pela adoção de tecnologias e procedimentos disruptores no mercado jurídico, o escritório Urbano Vitalino Advogados adotou o Watson, uma plataforma de computação cognitiva da IBM para negócios, tornando-se o primeiro empregar inteligência artificial na área jurídica no país.

Segundo a banca, a assistente virtual foi criada para auxiliar os profissionais e recebeu o nome de Carol. Ela está em processo de treinamento e, a princípio, irá ajudar os advogados do escritório na busca de informações e no cumprimento de tarefas repetitivas nas áreas de Direito do Consumidor e Trabalhista. O objetivo da adoção da tecnologia é ampliar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados.

A tecnologia vai colaborar diretamente com os advogados para a busca de dados – alterações e novas leis, posicionamento de magistrados, precedentes, jurisprudências e decisões judiciais – e ampliará, por exemplo, a capacidade dos advogados na montagem das peças processuais com mais precisão e em menos tempo.

Carol vai ampliar a capacidade de nossa equipe na arte da argumentação em defesa dos nossos clientes. Vamos automatizar algumas atividades que dispendem tempo e custos e direcionar a força de trabalho intelectual dos nossos advogados para atividades mais estratégicas, como preparar as ações, atender e orientar clientes, negociar e defendê-los no tribunal“, detalha Urbano Vitalino Neto, diretor-presidente do escritório.

O advogado conta que é impossível para um escritório que atua nacionalmente, como é o caso do Urbano Vitalino, conhecer exatamente como pensa cada magistrado, assim como tornar as peças processuais dirigidas e personalizadas como se fazia antigamente, quando o escritório começou a atuar no mercado do Direito Empresarial há 80 anos.

Ao empregarmos sistemas de inteligência artificial para buscá-los, triá-los e analisá-los, podemos oferecer consultoria e serviços ainda mais qualificados do que fazemos hoje. Carol nos permitirá ser ainda mais eficientes com maior qualidade técnica e a um custo menor“, ressalta Urbano Neto.

Carol tem a capacidade de aprender com os feedbacks que recebe da equipe de advogados, com o arquivo histórico de peças e com todas as informações que estão armazenadas no Knox, sistema de gestão integrada do Urbano Vitalino Advogados, com a supervisão de humanos ou por análise estatística.

Com o passar do tempo, ela vai se tornar cada vez mais um reflexo do que somos. Ela vai absorver o conhecimento gerado por grandes especialistas que estão ou que passaram pelo escritório, como o próprio Urbano Vitalino Filho, entre outros expoentes do Direito. Contaremos com um pouco de cada um no DNA intelectual da Carol“, declarou Urbano Vitalino Neto.

O escritório afirma que a previsão é que Carol, que já está operando, esteja com plena capacidade até o final de 2018, aumentando a competitividade do escritório no mercado jurídico brasileiro.

Fonte: Migalhas
http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI271124,41046-Escritorio+investe+em+inteligencia+artificial+para+auxiliar+em

 

Compartilhe

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+