Bandeira verde na tarifa de julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL anunciou na sexta-feira, dia 24/06, que a bandeira será verde para as tarifas de energia no mês de julho.

Isto sinaliza, em caráter geral, que as condições de geração de energia elétrica estão favoráveis, por meio da utilização das fontes mais baratas.

Verde tem sido a cor da bandeira dominante nas faturas desde de abril passado, quando terminou a vigência da Bandeira de Escassez Hídrica, instituída pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (“CREG”). Para os consumidores beneficiários da tarifa social, que não precisaram pagar a Bandeira de Escassez Hídrica, a bandeira estabelecida pela ANEEL tem sido verde desde dezembro de 2021.

 A aplicação da sistemática das bandeiras foi explicada com maiores detalhes na edição de maio/2022 do Painel Energia. Vale citar que, desde que as bandeiras foram criadas, elas geraram uma economia de R$ 4 bilhões aos consumidores de todo o país, notadamente pela ordem de mérito de despacho das usinas nos momentos hidrológicos mais desfavoráveis.

Esta metodologia criada pela agência reguladora sinaliza o custo real da energia gerada; ademais, esse custo é pago de imediato nas faturas de energia, o que desonera o consumidor do pagamento de juros da taxa Selic sobre o custo da energia nos processos tarifários de reajuste e revisão tarifária. Também permite a programação de um uso mais consciente, senão vejamos: quando a bandeira está vermelha, o consumidor sabe que é a hora de pisar no freio e economizar energia.

Dados desta notícia foram extraídos dos sítios eletrônicos da ANEEL e do MME