Fisker enfrenta falência e vende SUVs elétricos a preços reduzidos

A Fisker, uma startup de veículos elétricos fundada pelo designer Henrik Fisker, está enfrentando um processo de falência, mas encontrou uma possível solução para parte de seus problemas financeiros. A empresa conseguiu um comprador para os 3.231 SUVs elétricos Ocean que estavam encalhados. A American Lease, uma empresa de leasing de Nova York, se dispôs a adquirir esses veículos por um total de U$ 46,5 milhões, o que resulta em um preço médio de U$ 14.000 por SUV, aproximadamente R$ 74.840, valor comparável ao de um Renault Kwid Zen.

A American Lease pagará diferentes valores dependendo do estado dos veículos. A Fisker agora aguarda a aprovação do juiz do Tribunal de Falências de Delaware para concretizar a venda. Em uma audiência recente, os advogados da Fisker solicitaram a venda inicial de 200 unidades por U$ 2,8 milhões, valor que será utilizado para pagar salários e outras despesas.

A empresa planeja reduzir seu quadro de funcionários de 179 para 138, enquanto o CEO Henrik Fisker e a CFO e COO Geeta Gupta-Fisker permanecem na folha de pagamento, embora seus salários estejam sob revisão. A Fisker deve cerca de US$ 1 bilhão a seus credores quirografários, que expressaram preocupação sobre a garantia de pagamento com a venda dos veículos. A Heights Capital Management, maior credor da Fisker, também está apreensiva, já que a venda dos SUVs pode cobrir apenas uma fração da dívida garantida de U$ 190 milhões. Além disso, a Fisker precisa resolver problemas técnicos nos SUVs Ocean, como defeitos na bomba de água, maçanetas que travam e falhas no módulo do trem de força. Após a venda, a Fisker não será mais responsável por reparos ou manutenção dos veículos, que serão vendidos “como estão”. A montadora manterá o software do Ocean atualizado até a versão 2.1 e concederá à American Lease acesso ao código-fonte relevante e outros elementos operacionais de software proprietário.

Saiba mais: Clique AQUI e AQUI