Pix: Transferências à noite terão limite como medida de proteção

A partir de ontem, 04/10/2021, entra em vigor o limite de transferência de valores por meio do Pix no período noturno. Como medida de segurança, foi criado um teto estabelecido para as transferências de R$ 1.000, no horário das 20h às 6h, válido para transações entre pessoas físicas, incluindo os microempreendedores individuais (MEIs) e também vale para TEDs, transferências entre contas do mesmo banco e cartões de débito.

Prezando pela autonomia do cliente, no entanto, vale destacar que será permitido pedir a ampliação deste limite, o que deve ser feito entre 24 e 48 horas antes das transações, conforme definição da instituição bancária.

Também será possível cadastrar previamente contatos que poderão receber transações via Pix acima deste limite a qualquer horário do dia, o que também deverá ser feito com 24 horas de antecedência.

Ou seja, para quem possui alguma atividade empresarial ou mesmo pessoal onde será necessário realizar transações acima de R$ 1.000,00 durante o período noturno ou quer retirar esse bloqueio para contatos específicos (familiares, amigos, negócios, etc.), é importante desde já solicitar ao seu banco a alteração do limite e/ou o cadastro prévio desses contatos. Sem esta solicitação prévia, o banco não poderá atender ao comando do cliente no período noturno.

Com o avanço da mobilidade em meio às medidas de relaxamento e fim de quarentena nos estados, especialmente devido ao movimento em bares e restaurantes à noite, esta medida representa importante ferramenta de segurança instituída pelo Banco Central com o objetivo de prevenir fraudes e proteger o consumidor, sem trazer qualquer prejuízo ao mesmo e proporcionando mais segurança jurídica às transações.

Por Silvio Soares